Viajar é importante!
- Post by Hotel Santo António
Adaptação
Viajar traz consigo uma grande habilidade de adaptação, seja para almoçar/jantar pratos ou temperos que nunca comeu na vida, meios de transporte que talvez nunca tenha andado, hospedar-se num lugar com pessoas e estilos diferentes, como é o caso de hostels, em que há muitas vezes surfistas, hippies, rockeiros, jovens, estrangeiros. É necessário sempre adaptar-se ao ambiente e ao lugar para onde vai, quando se conhece outras culturas, isso faz parte da experiência. Adaptação para levar poucas roupas, para escolher lugares mais baratos para dormir ou fazer sua refeição, para trocar seu dinheiro para uma moeda local que talvez seja mais cara que o real, para conhecer outros viajantes com estilos, pensamentos e opções sexuais diferentes das suas. Talvez seja uma das habilidades mais importantes a se desenvolver.
Desafios
Ser mais aventureiro é uma consequência de quem viaja bastante, isso por que você desliga o botão do medo/receio e começa a querer fazer tudo, conhecer todos e não ligar mais para as dificuldades. Talvez você um dia já foi aquela pessoa que dizia muito NÃO, que se fechava e fugia das oportunidades. Hoje, quem costuma viajar, acaba por encarar novos desafios como uma grande viagem, dias economizando para conseguir concluir o roteiro, uma trilha de muitas quilômetros para se ter uma visão incrível, um acampamento em que pode não ter um duche quente e uma cama confortável, um transporte que pode durar horas até seu destino.
Materialismo
Quando se opta em levar a vida mais leve e seus planos para o futuro são conhecer o mundo ou grande parte dele, você começa a pensar menos em acumulação de patrimônio ou compra compulsiva por itens pessoais ou roupas. Muita gente atualmente larga tudo para viver um sonho: conhecer outros países, viajar pelo Brasil ou até mesmo para viver com blogs de viagens. O pensamento moderno diz que não precisa de muito para ser feliz, pois a felicidade está totalmente ligada ao questionamento de por que viajar. Quando se começa a pensar em desbravar mais países ou novos estados, cidades ou picos, naturalmente nos desprendemos do dinheiro, de casa, de roupas de marca, da pressão que a sociedade impõe para juntar dinheiro. Ambos são importantes e com um bom planejamento é possível viajar muito e ao mesmo tempo pensar naquele apartamento que quer morar, naquele carro que vê na rua. Mesmo com tudo isso, acabamos por perceber que o que vai fazer feliz mesmo é conhecer novos lugares, novas pessoas e colecionar recordações e momentos, e que não precisamos de muito para fazer isso.
Autoconhecimento
Viajar nos dá asas, liberdade, novas ideias, abre os olhos para a diversidade e inclusão, muda a perspetiva que temos com o mundo e com a vida. Viajar é aprender a acertar e errar, é um ato de coragem para muitos, pois liberta sua mente das amarras mentais, ideológicas, espirituais e sociais. Todos sabem como é trabalhar de segunda a sexta, das 08h às 18h e chegar em casa cansado, muitas vezes pelo estresse do trabalho ou até mesmo do transporte público, que sabemos que não é de qualidade. Por isso, muitos de nós temos a necessidade de sair da zona de conforto, sair da rotina, explorar novos lugares, conhecer novas culturas, parar de pensar apenas dentro da caixa e conhecer a si próprio. É incrível como há pessoas que não se conhecem e não sabem ainda o que as fazem felizes. Por que viajar é libertar-se e investir em si mesmo.