A última grande peregrinação

FÁTIMA REGRESSA À QUASE NORMALIDADE COM A PEREGRINAÇÃO

Milhares de peregrinos encheram o recinto do santuário de Fátima esta terça-feira à noite na última grande peregrinação do ano, a primeira que se realiza sem restrições devido à pandemia. A procissão das velas voltou a ter a dimensão que a tornou uma das imagens mais icónicas de Fátima, com dezenas de milhares de luzes a encher o recinto principal do Santuário durante a celebração do rosário.

Fecha-se, desta forma, um ciclo de dois anos. A última grande peregrinação que se realizou ainda sem restrições remonta a outubro de 2019. Na peregrinação deste ano, o Santuário manteve ainda a obrigatoriedade do uso de máscara, bem como a higienização das mãos à entrada do recinto principal.

Esta peregrinação de outubro fica também marcada pelo regresso das peregrinações organizadas. Cerca de 48 grupos, maioritariamente de países europeus, marcaram presença em Fátima, com destaque para França, Espanha e Itália. Continuam, no entanto, a faltar as peregrinações do continente americano e da Ásia, ansiosamente esperadas e desejadas pelo sector hoteleiro de Fátima, que depende em muito da estadia desses peregrinos nos vários hotéis da cidade, onde alguns continuam ainda de portas fechadas.

Para o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, esta nova etapa na vida de Fátima representa uma oportunidade após um ano e meio de tantas privações e sacrifícios, sublinhando que “cabe a cada um a responsabilidade de garantir uma transição serena e progressiva para a normalidade”. A próxima grande peregrinação é a 13 de maio de 2022, onde se espera, aí sim, o regresso à normalidade anterior à pandemia.